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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Artigo de Opinião

Série: 8ªsérie/9ºano

4º BIMESTRE

TEMA: Artigo de opinião

Conteúdos de leitura: Leitura intertextual e interdiscursiva (interpretação, inferência, fruição, situcionalidade, polifonia, leitura em voz alta)

Conteúdos de escrita: Produção intertextual e interdiscursiva de artigo de opinião a partir do texto narrativo (coerência, coesão, intertextualidade,intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

Expectativa de aprendizagem: Proporcionar condições para que o aluno escreva um comentário opinativo.

Tempo previsto: 4 aulas

Procedimentos metodológicos: 

1- Roda de leitura do texto: Meu primeiro beijo de Antonio Barreto.  

2-Fazer um levantamento das palavras que numa primeira impressão não fazem parte do campo de palavras, do universo romântico do texto O primeiro beijo, mas que remetem apenas ao universo biológico;

3- Montar um mural com: a versão de cada aluno para a expressão "Você é a glicose do meu metabolismo"; 

4. Relacionar o texto: Meu primeiro beijo de Antonio Barreto com o cartum da Maitena a fim de que os alunos percebam a mudança das situações de conquista no decorrer dos tempos. 

5 - Solicitar que os alunos tragam um relato de experiência que pode ser escrito ou falado dos pais, avós ou alguém mais velho contando uma experiência acerca de um encontro romântico na juventude. 

6- Música Kelly Key - Só quero ficar 

6- Leitura do texto: Primeiro Namoro - Jussara de Barros 

7- Debate acerca do assunto: Namorar ou não na adolescência? A mediação fica por conta do professor. 

Avaliação: 
- Atividade escrita 1:
Elabore um pequeno comentário cujo objetivo seja o de informar se há ou não correspondência entre a narrativa com a realidade vivida pelos jovens nos dias de hoje, utilizar-se do cartum da Maitena para sua explanação.   

-  Atividade escrita 2: 
É muito comum em sala de aula, ouvimos o termo "nerd" a fim de se referir àquele ou àquela aluna que muito estuda. De acordo com a wikipedia a palavra nerd "descreve de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia". Na sua opinião, o garoto do texto, pode ser considerado um nerd? Por quê? Escreva um comentário no qual você se utilize de trechos do texto para justificar sua opinião. 

- Atividade escrita 3: 
Escolha uma das afirmações abaixo e escreva um texto no qual você defende ou contrarie a afirmação. 

Ficar é melhor do que namorar.
Quando os pais proíbem o namoro é pior. 
Todo mundo namora escondido.
Namorar dentro da escola deveria ser permitido. 



Kelly Key - Só quero ficar 
Só quero ficar, não quero namorar!
Só quero ficar, não quero namorar!
Só quero ficar, não quero namorar!
Só quero tchu ru tchu tchu ru tchu com você

Assim não tem graça de se viver
Aonde eu vou você quer ir atrás
Sinto muito mas vou te dizer
Só quero tchu,tchu, ru, ru, tchu, tchu, ru, ru,
Com você

Só quero ficar, não quero namorar
Só quero ficar, não quero namorar
Só quero ficar, não quero namorar
Só quero tchu ru tchu tchu ru tchu com você

Eu vou trabalhar,
Me dedicar aos estudos
Me estabilizar, ter meu lugar no mundo
Ser independente financeiramente, pra não
Ter que bater na porta de parentes
Não é por nada não,(não)
Eu não quero depender de você amor,
Eu não quero depender de ninguém...(nem de ninguém)
Já pensou jogar na minha cara, que é isso amigo?
Não aceito isso não, prefiro preparar
Meu coração contra toda ilusão
Batalhar meu futuro, dentro da minha razão
Sem ter que dar satisfação
Vou curtir minha vida, me prender alguém?
Quem sabe depois dos trinta,
Por enquanto não
Ainda não tá na hora,
Casamento no no
Casamento tô fora

Se quiser ficar comigo, namorar não... (4X)
Só quero ficar, não quero namorar (3X)
Só quero tchu, tchu, ru, ru, tchu, tchu, ru, ru,tchu, ru
Com Você

Só quero ficar, não quero namorar (3X)
Só quero tchu, tchu, ru, ru, tchu, tchu, ru, ru,
Com Você...

Com Você...
Tchu tchu, ru, ru, tchu, tchu, ru, ru,
Com você

Assim não tem graça de se viver
Aonde eu vou você quer ir atrás
Sinto muito mas vou te dizer
Só quero tchu,tchu, ru, ru,tchu , tchu, ru, ru,
Com você

Só quero ficar, não quero namorar...
Só quero ficar, não quero namorar...
Só quero ficar, não quero namorar.....
Só quero tchu ru tchu tchu ru tchu
Com você


Primeiro Namoro

É difícil falar de namoro na atualidade, onde os jovens têm adquirido conceitos de “ficar”. Ao contrário do que pensam, em seu verdadeiro significado, ficar é o mesmo que permanecer, estar por um grande período.
Desde o início da adolescência, por volta dos dez ou onze anos de idade, jovens tem tido a atitude de beijar sem compromisso, sem ter obrigação de assumir um relacionamento com a pessoa que beijou.
Nessa brincadeira dos nossos dias, o que tem acontecido é que os adolescentes perderam os limites com suas atitudes, chegando a beijar várias pessoas numa mesma festa, num mesmo passeio. Quem beija mais leva vantagem, um absurdo!
De certa forma, um namoro ou compromisso sério na idade mais jovem pode comprometer outras áreas do desenvolvimento, como os estudos, pois ao estar apaixonados tendem a querer ficar juntos, se falarem por mais tempo ao telefone ou internet, esquecendo-se que estes são objetos de uso da família, levando a desentendimentos entre pais e filhos ou brigas entre irmãos.Os pais devem conversar muito com os pré-adolescentes, a fim de estabelecer limites quanto a esses aspectos. Controlar as saídas para festas, passeios em shoppings, cinemas, visitas à casa dos amigos podem ser boas alternativas, mas é bom lembrar que o lazer deve fazer parte de suas vidas. Não dá para viver sozinho, sem uma turma de amigos para conversar e se divertir.
Se os pais são mais abertos, o namoro pode acontecer mais cedo, se forem mais reservados e exigentes poderão impor uma idade para que isso aconteça. Mas a paixão acontece de forma natural e proibir uma aproximação pode levar a namoros escondidos, o que não traz vantagem nenhuma.
É melhor resolver a situação à base do diálogo e da amizade, pois assim, os filhos não perdem a proximidade com os pais, mas compartilham com os mesmos suas emoções e suas dúvidas sobre relacionamentos amorosos, pois sentem-se seguros e com liberdade para expor seus sentimentos e idéias.
Falar de sexualidade é importante, sem esconder informações, pois dessa forma, num jogo aberto, os pais demonstram segurança e credibilidade nos filhos, podendo sugerir que ainda são muito jovens para iniciar uma vida sexual. Além disso, é importante discutir sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e métodos contraceptivos, como forma de alertá-los de possíveis problemas que podem aparecer com a sexualidade.
Tentar proibir os namoros pode ser uma atitude que afaste os filhos ou que estes façam coisas escondidas. O melhor mesmo é primar pela amizade e pela confiança na família, essa será a maior conquista.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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