Pages

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Crônica


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

LEITURA E ANÁLISE DA CRÔNICA “AVESTRUZ”

ORALIDADE

1.    Você irá fazer a leitura de uma crônica de um grande cronista brasileiro chamado Mário Prata. Porém, antes de você iniciar a leitura compartilhada com a orientação do professor, discuta com um colega sobre as seguintes questões:

  • ·         Você vive em casa ou apartamento?
  • ·         Conhece alguém que reside em um apartamento? Você conhece alguma história que tenha acontecido entre vizinhos?
  • ·         Como é conviver em apartamentos?
  • ·         Como deve ser resolvido os problemas de espaço?
  • ·         Que tipo de animais podem ser criados em apartamentos?

2.    Observe as imagens abaixo. Você consegue identificar quais são os lugares onde estas fotos foram tiradas?



TEXTO I – LEITURA E ANÁLISE


Avestruz  
Mário Prata  
O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. 
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato. 
Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. 
Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

LOCALIZANDO E COMPARANDO INFORMAÇÕES

1.    Releia o texto e localize os parágrafos onde se encontram as seguintes informações:

a)    Tamanho e peso do animal:______________________________
b)    O que costumam fazer fora do habitat natural:________________
c)    Nome científico do avestruz:______________________________


          AMPLIANDO AS INFORMAÇÕES

Leia o texto novamente e busque as informações que pedem abaixo.
2.    a) Qual o nome científico do avestruz?

b) Em qual idioma está escrito o nome científico do animal? Você consegue identificar a origem dessa língua?

c)    Que relação essa língua tem com o português? Possui alguma semelhança com nossa língua?

EXPANDINDO O PENSAMENTO

1)    Você sabe o que é um gigolô? Busque no dicionário o significado desta palavra e explique com suas palavras o que o autor quis dizer no texto com a expressão “gigolô de avestruz”.


2)    Você conhece o clima de São Paulo e Florianópolis? Faça uma pesquisa e compartilhe com seus colegas sobre as condições climáticas de cada região. Se necessário você poderá pedir auxílio para seu professor de geografia. Em seguida responda as questões abaixo:

a)    O clima das duas regiões são semelhantes?

b)    Seria possível criar um avestruz nas condições climáticas de São Paulo? Justifique sua resposta.

c)    Em sua opinião, seria possível criar um avestruz num apartamento?


ANALISANDO A CRÔNICA

A crônica é um gênero textual que trata de assuntos cotidianos. O cronista se inspira nestes acontecimentos diários para escrever suas crônicas, dando um enfoque crítico, irônico e humorado.

a)    Após a leitura da crônica “Avestruz”, é possível afirmar que o autor provoca em seu leitor um tom de crítica, ironia ou humor. Justifique com um trecho do texto.

b)    Observe a forma como a crônica foi escrita. A linguagem está mais próximo da fala ou de uma linguagem culta? Cite trechos que comprove sua afirmação.

c)    Geralmente as crônicas são publicadas em jornais e revistas. Em qual seção destes meio de comunicação a crônica se encaixa melhor?

d)    Crônicas são gênero efêmeros. Busque no dicionário o significado da palavra sublinhada para compreender porque este tipo de texto é denominado dessa forma.


OUTROS TEXTOS, OUTRAS LINGUAGENS

Leia e analise o texto abaixo:



      a) Você consegue identificar que tipo de texto é este?

      b) Onde este tipo de texto poderia circular?

     c) Quem cria as regras de um condomínio? Em sua opinião, as regras são estabelecidas de qual forma?

d)    Se a personagem do texto conseguisse levar um avestruz para morar no apartamento, será que daria certo? O que fariam com as regras de convivência e normas do condomínio?

e)    Será possível mudar as regras de um condomínio tão facilmente? Que argumentos vocês utilizaria para conseguir criar um avestruz num apartamento? Escreve seus argumentos abaixo e depois leia para seus colegas.


PRODUZINDO TEXTOS

1)    Que tal se inspirar no regimento de um condomínio e criar um regimento coletivo com regras de boa convivência em sala de aula? Reúna-se com seus colegas e criem as regras de convivência da sala. Após todos concordarem com as regras, façam cartazes e coloque os em sua sala para que ninguém esqueça dos combinados.


INTERAGINDO COM OUTROS TEXTOS

1)    Observe o texto abaixo e identifique as seguintes informações:


a)    Que tipo de texto é este?

b)    Onde podemos encontrá-lo?

c)    Qual o nome científico do animal?

d)    O que torna mais fácil a identificação do animal em que a plca se refere?

2)    Na crônica o autor menciona “deus” com letra minúscula e critica a criação do mundo que está no primeiro livro da bíblia, em Gênesis. Em sua opinião por que o autor se coloca dessa forma?


O QUE EU APRENDI?

Nesta Situação de Aprendizagem, além de aprendermos sobre crônica e trabalharmos com outros textos, também comentamos sobre comportamentos humanos. Cada pessoa é diferente e tem sua opinião, que deve sempre ser respeitada. Discuta com seus colegas sobre a palavra “Coexistência”. O que vocês sabem sobre ela? Busque mais informações e organize um debate em sala de aula sobre o assunto.

 




Um comentário:

 

Sample text

Sample Text

Sample Text